Texto Completo


Concedida licença de operação para VTS no Porto de Vitória
Fonte : Portogente
A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o Porto de Vitória, acaba de receber da Marinha do Brasil a licença de operação para o VTMIS, sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações, sistema pioneiro no País. O VTMIS do Porto de Vitória já se estava em fase de testes desde o dia 4 de setembro último, tendo passado com sucesso pela visita técnica de inspeção, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro, pelo Departamento de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).

De acordo com a Portaria nº 191/DHN, de 9 de outubro último, a Codesa recebeu, de fato, a licença de operação para fornecer informações aos navegantes cujas embarcações entrem na área de cobertura do seu sistema VTMIS. O sistema tem capacidade para cobrir a área marítima adjacente à baía de Vitoria e águas interiores, contendo a área do Porto Organizado, portos e terminais do Complexo Portuário de Tubarão e Praia Mole, seus canais de acesso, áreas internas e externas do canal de acesso, bacias de manobra áreas de espera e fundeadouros.

O sistema VTMIS é composto por uma rede de radares de última geração, sensores meteoceanográficos, câmeras de longo alcance e softwares avançados que permitem à Autoridade Portuária dispor de informações online e em tempo real da posição e situação de cada embarcação dentro da área de cobertura do sistema, proporcionando pleno auxílio à navegação, maior agilidade, confiabilidade, disponibilidade de infraestrutura portuária e de serviços correlatos, além de segurança à navegação e à vida humana no mar.
Data de publicação : terça-feira, 24 de outubro de 2017

 

    ©2010 Krassine Soares Pinheiro Filho   -   Administrador