Texto Completo


Codesa comemora conclusão de dragagem do canal de acesso ao Porto de Vitória
Fonte : Portos e Navios
Iniciada há cinco anos, a obra de dragagem e derrocagem do canal de acesso ao Porto de Vitória foi concluída e será entregue nesta segunda-feira (2). O contrato para dragagem foi assinado em 2012 pela então Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República. Por necessidade de ajustes contratuais entre o governo federal e o consórcio da obra, a dragagem foi paralisada no início de 2015 e retomada no primeiro semestre do ano seguinte. Foram dragados quase dois milhões de metros cúbicos e derrocados mais de 110 metros cúbicos de pedras. O valor da obra chegou a R$ 118,6 milhões.

A batimetria do canal e berços – medição da profundidade – já foi homologada pela Marinha e a documentação enviada à Capitania dos Portos do Espírito Santo para alteração da NORMAP I., norma que estabelece o calado operacional do porto. Após esta etapa, será iniciado o novo projeto de sinalização náutica de todo o canal, que tem sete km de extensão.

As novas profundidades do canal, dos berços e da bacia de manobra garantirão o acesso de navios maiores, representando um aumento de 30% na movimentação de cargas no Porto de Vitória.

A nova profundidade é uma demanda antiga e, agora realizada, vai contribuir para o crescimento econômico do Estado. “Só na expectativa da conclusão da dragagem conseguimos fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos. Uma vez por mês, por exemplo, levamos 600 contêineres para os Estados Unidos sem a necessidade de passar por nenhum outro porto”, pontua o presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro.
Data de publicação : segunda-feira, 2 de outubro de 2017

 

    ©2010 Krassine Soares Pinheiro Filho   -   Administrador