Texto Completo


Ricardo Saud cita secretário nacional de Portos em delação premiada
Fonte : A Tribuna
O secretário nacional de Portos, Luiz Otávio Campos, é outro representante do setor citado em delações premiadas de executivos do Grupo JBS. Ele aparece nas declarações do ex-diretor de Relações Institucionais da J&F, dona da JBS, Ricardo Saud, que o apresenta como o “rapaz que pega o dinheiro do Jader”, referindo-se ao senador Jader Barbalho (PMDB).

Luiz Otávio Campos está à frente da Secretaria Nacional de Portos desde o mês passado. Antes, no setor portuário, ele ocupou cargos de assessor especial na extinta Secretaria de Portos (SEP) e no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC).

O executivo também atuou como presidente do Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o Porto de Santos, e chegou a ser indicado para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no ano passado, mas seu nome não foi aprovado.

A configuração atual da Secretaria Nacional de Portos, que é vinculada ao MTPAC, foi definida no ano passado, após a saída da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) do poder. A partir daí, o governo do presidente Michel Temer (PMDB) passou a ter como meta o corte de gastos e extinguiu a SEP, que tinha status de ministério e estrutura própria.

Segundo Saud, a recriação da Secretaria ocorreu para dar “guarida pro rapaz que pega o dinheiro do Jader, que é o Luiz Otávio”. Ex-senador pelo PMDB, Campos tem ligações estreitas com a família Barbalho. Considerado braço direito do senador, o executivo chegou a ser assessor de Helder Barbalho (filho de Jader) quando este foi titular da SEP e do Ministério da Integração Nacional.

No início do ano, Campos foi alvo da Operação Leviatã, fase da Lava Jato que apura desvios e pagamento de propina nas obras da Hidrelétrica de Belo Monte.

Procurados, o chefe da Secretaria Nacional de Portos e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil não responderam aos questionamentos da Reportagem até o fechamento desta edição.
Data de publicação : quarta-feira, 24 de maio de 2017

 

    ©2010 Krassine Soares Pinheiro Filho   -   Administrador