Texto Completo


Vitória inicia estudo para transformar lixo em energia elétrica para prédios públicos
Fonte : G1
A Prefeitura de Vitória começou nesta quarta-feira (10) um estudo para transformar lixo em energia. A ideia é usar essa energia em escolas, unidades de saúde e prédios públicos.
O prefeito da capital, Luciano Rezende, explicou que a ideia foi discutida com os prefeitos da Grande Vitória. "Todos nós abraçamos essa ideia e a Prefeitura de Vitória já avançou com todas as questões. Hoje nós publicamos a autorização do estudo, durante 60 dias, para que seja implantado na cidade um módulo que queima parte do lixo, porque uma parte pode ir para a reciclagem e nós vamos essa semana apresentar aos vereadores o plano municipal de reciclagem para os próximos 20 anos", explicou o prefeito.
Com a energia gerada pelo lixo incinerado, a prefeitura disse que deverá economizar aproximadamente R$ 10 milhões por ano, com energia e aterro sanitário.
"Faz essa energia limpa, renovável. Todos os prédios públicos vão usar essa energia. O custo para colocar o projeto é para as empresas que vão negociar parte desse lixo. Funciona assim: as empresas instalam esse serviço, que sustentam a usina vendendo parte desse lixo. Vamos economizar também deixando de pagar o aterro sanitário", afirmou o prefeito.
Com a criação da usina, que será chamada de Unidade de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos (Uver), os caminhões de lixo vão diretamente para a Uver, em vez de irem para o aterro sanitário. Cada usina transforma 300 toneladas/dia de lixo em energia elétrica e tem a capacidade de gerar 33.880 MHW/ano.

Data de publicação : quarta-feira, 10 de maio de 2017

 

    ©2010 Krassine Soares Pinheiro Filho   -   Administrador