Texto Completo


Cooperação na área de portos prevê qualificação profissional de trabalhadores
Fonte : Secretaria de Portos

Os termos do acordo de cooperação assinado ontem, quinta-feira (20), em Brasília, entre a Secretaria de Portos e o Ministério Federal dos Transportes e da Infraestrutura Digital da República Federal da Alemanha dizem respeito a intercâmbio de experiências, especialização e know-how. O acordo também prevê treinamento e formação no segmento de Portos do País.

O acordo foi firmado entre os ministros Edinho Araújo e Alexander Dobrindt e faz parte da agenda que a chanceler alemã, Angela Merkel, cumpre no Brasil, acompanhada de dez ministros.

O termo assinado possibilitará maior interface entre os setores público e privado e permitirá o cumprimento de um dos artigos da nova Lei dos Portos, que determina o treinamento, qualificação e certificação profissional dos trabalhadores portuários.

“Este acordo estreitará ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha, capacitando o setor portuário para enfrentar os desafios logísticos”, destacou o ministro Edinho Araújo. “Estamos satisfeitos pelo acordo. Juntos, seremos ainda mais fortes. E se este compromisso resultar em maior conhecimento e benefícios para os trabalhadores portuários será melhor ainda”, disse o ministro alemão Alexander Dobrindt.

Estratégias

Durante o encontro, o ministro Edinho Araújo fez um relato do atual momento econômico do Brasil e falou da estratégia para superar as dificuldades. “Na área de portos, temos um programa de investimentos em logística que deverá atrair R$ 37,4 bilhões em investimentos em terminais de uso privado, arrendamentos portuários e renovação antecipada de contratos de empresas”, disse Edinho Araújo, destacando a importância da parceria com os investidores privados neste momento de ajustes.

Alexander Dobrindt afirmou que, apesar das dificuldades econômicas, o Brasil é um país forte e seu povo tem tradição em superar as dificuldades. “A Alemanha também fez ajustes e saiu mais forte do que havia entrado. Confio que o Brasil saiba fazer o mesmo. De nossa parte, vamos incentivar os empresários alemães a analisar a participação nestes novos investimentos em portos”, afirmou. O ministro alemão convidou oficialmente o ministro Edinho Araújo a visitar Berlim para expor as oportunidades de investimentos em logística ao empresariado alemão.
Data de publicação : sexta-feira, 21 de agosto de 2015

 

    ©2010 Krassine Soares Pinheiro Filho   -   Administrador