Texto Completo


Acesso ferroviário aos portos: sonho de consumo brasileiro
Fonte : Portogente

Apesar de ser um evento com o ministro dos Portos, Edinho Araújo, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 15 último, quem deveria estar presente também, tantas foram as críticas ao setor, era a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e o próprio Ministério dos Transportes. O próprio ministro presente deu voz aos empresários e aos operadores portuários: “O acesso ferroviário [aos portos] é o sonho de consumo de todos no Brasil.”

E completamos: modernização dos portos e criação de novos terminais sem excelência em acessos – sejam eles ferroviários, rodoviários e hidroviários – é brincar de comércio mundial. Estaremos apenas potencializando os velhos e criando novos gargalos logísticos.

Interessante o ministro admitir que Portugal e Espanha têm toda a infraestrutura logística pronta e azeitada, mas falta-lhes a demanda, e que no Brasil é o oposto. Sabemos todos. E pelo andar da carruagem ainda estamos distantes de um cenário tão positivo como os dos países europeus citados.
Data de publicação : sexta-feira, 19 de junho de 2015

 

    ©2010 Krassine Soares Pinheiro Filho   -   Administrador